NÓS QUE FAZEMOS O CENTRO DE FORMAÇÃO FREI VIRGÍLIO PANZZY ESTAMOS FELIZES POR SUA VISITA, FIQUEM A VONTADE PARA EXPRESSAR SUA OPINIÃO, DEIXANDO COMENTÁRIOS.
Sonhar Mais um sonho impossível Lutar Quando é fácil ceder Vencer o inimigo invencível Negar quando a regra é vender Sofrer a tortura implacável Romper a incabível prisão Voar num limite improvável Tocar o inacessível chão É minha lei, é minha questão Virar esse mundo Cravar esse chão Não me importa saber Se é terrível demais Quantas guerras terei que vencer Por um pouco de paz E amanhã, se esse chão que eu beijei For meu leito e perdão Vou saber que valeu delirar E morrer de paixão E assim, seja lá como for Vai ter fim a infinita aflição E o mundo vai ver uma flor Brotar do impossível chão.
Versão de Chico Buarque e Ruy Guerra
quinta-feira, 1 de julho de 2010
-> 13 de julho, em todo país, é a data comemorativa do aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. O ECA é uma lei federal, de nº 8.069/1990. Essa é uma data muito importantíssima, pois nesse dia, o Brasil está sendo mobilizado através de campanhas, atos públicos, caminhadas, palestras em escolas, seminários, eventos, etc.
-> Ao longo dos anos, o ECA vem se tornando uma grande ferramenta em defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes.
-> Na Paraíba, essa data não poderia passar em branco. Estamos realizando uma campanha que tem como tema: " Estatuto da Criança e do Adolescente - 20 anos ". E como lema: "Direito a vida integral". Onde se encontrarão no dia 13 de julho de 2010 representantes de entidades não governamentais e governamentais, entre elas crianças e adolescentes, em uma caminhada que sairá da Pedra do Reino, na Lagoa do Parque Solon de Lucena em João Pessoa rumo ao Ponto Cém Reis. E lá serão entregues as cartas propositivas aos governantes do municipio de João Pessoa e região metropolitana, e ao ao governo da Paraíba.
Abaixo, segue o convite e a programação:
CONVITE:
você está convidado (a) a participar da mobilização do aniversário dos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Compartilhe conosco a alegria e o compromisso deste momento.
Dia: 13 de julho (terça)
Hora: Manhã e tarde
Atividades:
PROGRAMAÇÃO:
Exposição no Ponto Cém Reis – 09h às 17h
09h → Abertura da mobilização
09h15 → Apresentação da Banda Marcial
09h30 às 12h → Apresentação das 06 temáticas relativas a violação dos direitos da
Criança e do Adolescentes:
–Erradicação do Trabalho infantil
Enfrentamento á Violência sexual
Medidas Sócio-educativas: Não a redução da maioridade penal
Criança não é de Rua
O Estatuto da Criança e do Adolescente na Escola: educação integral e de qualidade
Saúde Integral – prevenção, tratamento e enfrentamento às drogas
→ Apresentações culturais
CAMINHADA – 13h às 17h
13h00 → Concentração na Pedra do Reino (Parque Sólon de Lucena), saindo pelas Ruas
Diogo Velho, Pedro II, Praça 1817 até o Ponto cem Reis.
15h00 → Ato Público
→ Entrega da Carta Reivindicatória as autoridades do Estado e dos Municípios da
Região Metropolitana de João Pessoa.
16h00 → Apresentações culturais
17h00 → Encerramento
Obs: A caminhada será organizada em alas com as 06 temáticas da mobilização.
"É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária." Art. 4º - ECA.
Nos dias 11 á 17 de abril estiveram no Brasil quatro técnicos da Concern Universal da Colômbia em uma viagem de intercâmbio. Vinheram conhecer no Estado da Paraíba os projetos desenvolvidos em parceria com a Concern Universal do Brasil.
Foram recebidos no Centro de Formação Frei Virgílio Panze por um grupo de crianças e adolescentes e educadores/as, que apresentaram uma peça de teatro que retratava a situação de negação de direitos das crianças que vivem em situação de rua. Conversaram com as crianças, sobre aonde etudam, onde moram, se eram felizes, do que gostavam, as crianças estavam tímidas, mas aos poucos foram se soltando e interagiram. Para elas foi uma grande novidade conversar com pessoas que vem de outros país, que a lingua é diferente, mas que é possível se comunicar e saber que a vida deles não é tão diferente que a delas. Logo em seguida foram conhecer a comunidade, visitaram a feira livre e a Escola Municipal Tracílla Barbosa, conversaram com a diretora Fátima que mostrou a estrutura da escola e a metodologia trabalhada.
Jaime - coordenador de projetos, com o feirante descobrindo as diferentes frutas existente na região nordeste.
Estiveram na Visita os quatro colombianos: Jaime, Gentil, Rubens e Luiz. Acompanhando o grupo estiveram os parceiros: Angela diretora da CUB (Concern Universal Brasil), Aline comunicação, ACNV (Associação Comunitária Nova Vida) esteve conosco com a representação das técnicas - Nice e Betâni, CPD (Casa Pqueno Daví).
No dia 02 de fevereiro de 2010 foi dado a posse aos Conselheiros e Conselheiras das regiões Norte, Sul e Sudeste de João Pessoa, no auditório da Estação Ciências. Representates do Centro de Formação se fizeram presentes.
O momento foi marcado pela participação de autoridades representando o governo muinicipal, legislativo, judiciário, entidades da sociedade civil, lideranças comunitárias que apoiaram as campanhas eleitorais. Na Constituição Brasileira temos um Artigo 223, nascido da construção de muitas reivindicações e proposta do povo organizado, nasce a Lei 8.069 de 13 de junho de 1990. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), define o Conselho Tutelar no Art. 131 - O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.
A Pastoral do Menor indicou e elegeu a Conselheira Tutelar da região sudeste Edjane(mais conhecida pelos amigos como Jane) que com muita responsabilidade zelará pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)e em especial cumprirá o seu papel de conselheira como estabelece o art. 136 ECA "Ser competente é não ter vergonha de ser humilde e inacabado, é não ter medo de assumir limites é não ter desconfiança de poder ser melhor".
A criança é a nossa mais rica matéria prima. Abandoná la à sua própria sorte ou desassisti la em suas necessidades de proteção e amparo é crime de lesa Pátria. Tancredo Neves
A luta na defesa e promoção dos direitos das crianças e adolescentes é constante e o apoio da comunidade é imprescindível. "Quando estamos na luta, temos que ter convicção e determinação para que possamos ter vitórias".
É uma organização não governamental, sem fins econômicos que visa a formação do ser humano na sua totalidade.O trabalho realizado com crianças, adolescentes e familiares teve início com o projeto das escolas comunitárias por Frei Virgílio há mais de 15 anos.