NÓS QUE FAZEMOS O CENTRO DE FORMAÇÃO FREI VIRGÍLIO PANZZY ESTAMOS FELIZES POR SUA VISITA, FIQUEM A VONTADE PARA EXPRESSAR SUA OPINIÃO, DEIXANDO COMENTÁRIOS.
Produção dos trabalhos desenvolvidos pelos adolescentes e jovens do encontro, contou com a participação de 300 adolescentes e jovens de diversoso Países. Discutiram em oficinas temáticas os avançoes e desafios sobre o enfrentamento da violência sexual.
O Centro de Formação foi representada pelo adolescentes Antonio Carlos (segundo do lado direito), que participou ativamente das oficinas temáticas e lúdicas. Cristina Chaves representando a Pastoral do Menor/JP e também a coordenação da REDEXI/PB(primeira do lado direito). Ao lado de Carlos contamos com apresença do Principe do Nepal, e a o seu lado está a representante do governo municipal de João Pessoa a coordenadora do CREAS Maria Salete Freitas que també faz parte da REDEXI. Ao lado Themis Gondim representando o Centro de Formação e também a REDEXI/PB.
Essa dupla deu certo. Antonio Carlos e Andrezza Gomes, representa o Centro Comunitário Bom José/ Pastoral do Menor/REDEXI/PB - é ponto focal juvenil do Comitê Nacional.
Este evento aconteceu entre os dias 25/11 a 28/11 de 2008 no Rio Center, Rio de Janeiro na Capital contou com a participação de mais de 3.000 pessoas e autoridades entre elas o Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula e a Rainha da Suécia.
Acreditamos que estamos no caminho, buscando superar as omissões e negligências que persistem existir a pesar dos avanços conquistados na implementação do Estatuto da Criança e do Adolescentes. Temos clareza dos desafios a serem vencidos, nos alimentamos de esperança e força ao ver que é possível acreditar em dias melhores para as nossa crianças e adolescentes. Acreditamos nos governos que investem nas políticas públicas e compreendem a criança e dolescentes como prioridade absoluta. Precisamos com urgência fortalecer o Sistema de Garantia de Direito e dentro dele as REDES e os Fóruns. Os Conselhiros/as Tutelares precisam estarem atentos/as a demanda levantada pela comunidade, as medidas de proteção aplicadas precisam ser monitoradas.
A grande questão era aonde construir a creche do Grotão, pois havia uma resistência dos responsáveis pelo campo do Funcionários II. Esta reunião aconteceu no Centro de Formação em 2008 Foi maracada uma nova reunião com eles.
Nos organizamos para participar da Plenária do Orçamento, na Escola Municipal Moema Tinoco, onde iríamos propor a construção da creche no terreno ao lado da Escola Estadual José do Patrocínio.
A nossa preocupação é com as crianças do Grotão que esperam há anos por esta política pública. Tivemos conhecimento que a creche administrada pelo Estado está fechada há mais de seis meses para reforma e nada foi feito, então o que fazer? É preciso mobilizar a comunidade, principalmente as mães que tem crianças registradas lá.
Enquanto aguardavamos o início dos trabalhos foi servido o lanche, se tornou momento de integração entre os membros do grupode formação
Temos muito a agradecer a presença marcante da educadora social Tatiana Pinagé, que facilitou esta oficina sobre DST´s/AIDS.
"É preciso quebrar as barreiras do preconeceito e falar sobre sexualidade e suas expressões, principalmente com a juventude". Formação realizada em 2007.
É uma organização não governamental, sem fins econômicos que visa a formação do ser humano na sua totalidade.O trabalho realizado com crianças, adolescentes e familiares teve início com o projeto das escolas comunitárias por Frei Virgílio há mais de 15 anos.